sábado, 21 de dezembro de 2019

Papa Francisco


O Papa Francisco veio resgatar o que de mais puro, mais santo e mais humano está contido na mensagem de Jesus. Esse papado de Francisco é um tremendo chacoalhão nessa cristandade adormecida há anos, há centenas de anos. É uma sacudida nas estruturas dessa Igreja construída em cima de mentiras, de guerras e politicagens desde a Idade Média. E esse santo Papa Francisco surge neste momento em que essa “velha” igreja, essa secular “cristandade” assiste a esse paradoxo de perder popularidade para o crescente fundamentalismo evangélico que, por ironia, faz uso das mesmas estratégias de ilusão, exploração e manipulação que ela própria um dia usou para dominar. A questão é que a “velha” igreja reinou em tempos de ignorância quase coletiva e hoje vivemos o tempo da comunicação, em que o conhecimento está cada vez mais sendo disseminado. Dominar e manipular hoje as camadas que ainda permanecem ignorantes se faz através de ações imorais, de “fakenews”, de jogadas espúrias onde a arrecadação milionária de dízimos cria verdadeiros impérios. Neste início de século XXI, a Igreja encontrou-se diante de uma encruzilhada. Por um lado, poderia seguir sua antiga trajetória, mantendo suas estruturas rígidas, sua secular cumplicidade com os poderosos, sua antiquada e superada fixação em impor a si mesma e a seus fiéis padrões de conduta e interpretações não mais condizentes com esse mundo atual que questionou tudo e colocou tudo de pernas pro ar, debochando e desprezando valores antes considerados sagrados. Tal qual vai acontecer com esse fundamentalismo evangélico que se espalha nas camadas menos instruídas das populações, também a Igreja não foi capaz de, nesses dois mil anos, de despertar a consciência humana, em sua dimensão planetária, no sentido de tornar esse mundo mais amoroso, mais pacífico, mais inclusivo, em sintonia com a verdadeira mensagem de Jesus. A outra opção da Igreja está acontecendo pelas mãos desse santo Papa Francisco. A cada dia, a cada seu novo pronunciamento, uma luz de esperança surge de que a mensagem de Jesus possa ser ouvida nos quatro cantos da terra, a verdadeira mensagem que não se atrela à moralidade e aos costumes de uma época. O amor está além de qualquer variação história, seja ela econômica, política ou moral. O amor anunciado por Jesus é tão atual na velha Jerusalém, como nas periferias das grandes cidades de hoje. A carência desse amor nas práticas humanas é tão atual no antigo império romanos como nas modernas formas de imperialismos. E para a alegria de nossa alma, para o bem da humanidade, o Papa Francisco tem sido muito fiel e essa verdadeira e profunda mensagem de Jesus. A cada dia ele nos surpreende com uma nova atitude, um novo pronunciamento que parece estar desempacotando, trazendo de novo à luz, o verdadeiro sentido da fé e do amor de que nos falou Jesus, e que por muito tempo esteve atrelado a interpretações e manipulações.
Mas esse mundo dos homens sempre foi dominado pelos que ambicionam poder,  dinheiro e prestígio, esteve sempre sob a tutela da aliança entre esses poderosos e a religião. Assim foi desde as civilizações do antigo Egito e Mesopotâmia até os dias de hoje. Os líderes religiosos sempre estiveram ao lado dos reis, imperadores, presidentes e ditadores ao longo da história humana. Contestar a concentração de renda e de poder sempre foi tido como conspiração subversiva. A própria história de Jesus e sua condenação pelos poderosos da época é uma prova disso. E, na época, o povo dominado e manipulado pela aliança entre o poder político e os ditos religiosos da época, ajudou a condenar Jesus, devido à sua ignorância, à sua inconsciência. Esse é risco que corre o Papa Francisco, em sua corajosa ousadia de querer defender e difundir a mensagem de Jesus nesse mundo onde a ignorância e a inconsciência das populações também são dominados pelos poderosos em suas parcerias com aqueles que se autoproclamam líderes cristãos, aqueles que fazem uso de textos bíblicos para justificar suas viagens pessoais de ambição pelo poder e pela riqueza. E, infelizmente, sabemos que o Papa Francisco sofre acirrada oposição dentro da própria Igreja por aqueles que estavam acostumados à velha parceria com o “stablishment”. Por outro lado, o Papa Francisco está trazendo de volta à comunidade cristã, muitos que estavam desiludidos, mas que hoje conseguem ver nele uma luz, um fio de esperança nesse mundo de violência, de desrespeito humano, de preconceitos de todo tipo, de consumismo desenfreado, de falta de amor. Na proximidade dessa data em que se convencionou ser a do nascimento de Jesus, vem um desejo de que o Papa Francisco tenha uma vida longa e que continue trazendo sua luz a muitas trevas que ainda se fazem presentes nesta terra dos homens.

Um comentário:

Elvira Eliza França disse...

Manaus, 3 de maio de 2021.
Prezado Champak
Estou muito feliz por encontrar o seu blog e as palavras tão bonitas sobre o Papa Francisco que você escreveu. Hoje acordei pensativa no que está acontecendo na Índia, e pensei muito no ashram do Osho, e todas as experiências de meditação que tive na vida. Lembrei-me de Poona, com aquela quantidade de pessoas de diferentes países e então busquei informações e vi que não está sendo fácil a situação por lá também. As pessoas que moravam lá foram aconselhadas a voltar para seus países.
Nessa busca por informações, procurei por você. Achei um número de telefone e liguei, mas não consegui contato. Então, achei o blog e estou fazendo o contato por aqui mesmo.
Durante essa pandemia, por vários momentos, senti muitas saudades daquele espaço de meditação que vivi em Manaus e em Poona, e de todo o aprendizado que tive com Osho e com as pessoas que me trouxeram para mais perto dele. Lembrei-me de você com gratidão, por ter me ajudado a chegar à Índia, dando-me informações sobre agência de viagem e outras dicas, e pelo repasse de informações e orientações, que me ajudaram a entrar num profundo processo de meditação.
Aquela visita que você fez a Manaus e aquela experiência que nos proporcionou de fazermos a meditação dinâmica na floresta foi algo incrível, que mudou minha vida. A abertura de consciência que me proporcionou uma nova forma de ver a vida e a mim mesma, e serei sempre muito grata por isso. Às vezes, fico pensando que todas aquelas experiências estavam me preparando para vivenciar essa pandemia com serenidade, sem a ansiedade e a agitação que está ocorrendo com muitas pessoas.
Sinto muitas saudades de Poona, das atividades que realizei por lá, e do que eu descobri de mim mesma e de como encaminhei minha vida a partir daí. Desde 2012, realizo um trabalho voluntário como terapeuta numa unidade de saúde de uma comunidade próxima de casa. Desde o ano 2000, desenvolvi uma técnica terapêutica com movimentos da face e dedos das mãos que tem dado resultados muito interessantes para mim e para as pessoas para quem eu repasso a informação (Caretas Articuladas com Movimentos das Mãos – CAMM).
Tem sido uma experiência incrível ajudar as pessoas a entrarem em estado mais meditativo com movimentos simples, relacionados às experiências emocionais naturais, em ritmo lento. Sei que o estado meditativo me proporcionou a profundidade necessária nas pesquisas em neurociências para chegar nessa proposta e nos resultados obtidos, favorecendo a produção da paz interior para que possa ser expressada exteriormente.
O aprendizado que tive com você nas conversas pelo telefone e nas trocas de experiências me ajudaram muito nessa caminhada. Sempre quando penso em voltar para a Índia, penso em você como sendo a pessoa mais atualizada nas coisas que acontecem por lá. Liguei para o telefone que estava na relação de centros do Osho no Brasil, mas não consegui contato. Quando puder, manda notícias. Meu e-mail é elvirafranca@hotmail.com.
Achei lindas as palavras que você falou sobre o Papa Francisco. Vivemos em um mundo em que os desafios de estar presente aqui e agora, de estar consciente de si e em paz têm sido fundamentais. Sou muito grata por todos aqueles que disseminam a paz, a harmonia, a união entre as pessoas e você é uma delas. Sinto saudades de estar mais perto de sannyasins, mas fiquei afastada do movimento e foi com tristeza que vi que em Manaus não se tem nada. É uma pena, mas aqui no meu coração tem aquela semente da meditação do Osho brotada, plantada e florindo e compartilho isso com você. Envio abraços e gratidão sempre.
Abraços
Elvira Eliza França