quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Conceição de Ibitipoca, meu aconchego.


Conceição de Ibitipoca. Esse arraial aqui no alto da Mantiqueira mineira, tão rico de aconchego, de simplicidade, de gente amiga. Ibitipoca, Minas Gerais por excelência, onde a mineirice se revela em sua forma mais pura, onde todo mundo dá bom dia e boa tarde com uma cara boa e um sorriso amigo. Terra de mineiro desconfiado, mas que depois que te conhece, abre os braços e te acolhe, onde os meninos ainda brincam e correm pelas ruas igual aos velhos tempos de nossas infâncias quando poucos carros trafegavam nas cidades. Galinhas soltas ciscam em toda parte e os cães perambulam preguiçosamente pelas ruas. 
Conceição de Ibitipoca, o que você esconde em suas ruas estreitas, em seus casarios centenários, em suas igrejas coloniais? Quantas histórias acumula há mais de 300 anos quando por aqui passaram mineradores, quando chegou a ser uma vila com 5.000 moradores, considerado um importante núcleo urbano para a época.
E o que será que se esconde em suas montanhas e seus vales por onde os pássaros fazem seus desfiles aéreos competindo para ver qual tem plumagem mais colorida e qual tem o canto mais melodioso... E particularmente o que se esconde em seu Parque com suas cavernas, suas cachoeiras, seus remansos, seus cannyons, suas matas, essa joia que resume tudo que há de mais belo na natureza dessa região que atraiu cientistas e viajantes que por aqui passaram 200 anos atrás encantados com as peculiaridades de sua paisagem e flora.
Aqui eu entendi as palavras de Geraldo Azevedo quando disse que Minas é onde o oculto do mistério de escondeu.
Viver em Conceição do Ibitipoca é viver esse mistério oculto, escondido, onde as palavras não são capazes de revelar. Aqui a revelação do mistério se dá no viver, não no falar. Obrigado Conceição de Ibitipoca por me acolher, onde eu finalmente encontrei o meu aconchego.

Nenhum comentário: